quarta-feira, 11 de junho de 2008

Esquemas de Pintura

Esquemas de Pintura

Possivelmente os mais novos conheceram sempre o Alouette III da Força Aérea com o tradicional esquema de pintura de três tons de camuflado superior e um inferior, ou mais recentemente o esquema dos “Rotores de Portugal”. Em versões anteriores o Alouette III conheceu outro esquema, todo verde, que ele também sofreu diversas alterações e variações.
Em termos de publicações oficiais sobre os esquemas e regulamentações de pintura, conhecem-se os habituais, o Diário da Republica de 12.3.80, e o RFA 401-2. Nestes documentos são referidas as seguintes medidas para o esquema NATO ( esquema C) para as insígnias: Bandeira Nacional - 50cm de comprimento; Cruz de Cristo - 37cm diâmetro (fundo branco) 25,50 cm comprimento (Cruz de Cristo) 17,00 cm (cruz interior branca); números de matricula - 15 cm (altura). O verde FS 34108 é a cor da Bandeira Nacional, sendo a outra côr o vermelho FS 31136. O mesmo vermelho se aplica à Cruz de Cristo, sendo o branco o FS 37875. O preto dos números é o FS 37038.


Esquema A

Esquema de pintura que os aparelhos apresentavam à chegada. Todo em “verte armée”, equivalente ao verde escuro FS34079, sendo apenas conhecidas algumas indicações ou marcas exteriores, nomeadamente os dizeres “Alouette III” a amarelo dos lados da fuselagem, e as indicações “DANGER”, e setas a amarelo nos estalizadores de cauda , e Cruzes de Cristo tipo F de 60 cms de diâmetro, dos lados e por baixo da fuselagem. A numeração era a preto FS37038 por baixo da porta e no nariz, bem como toda as indicação de modelo e serial number. As pás do rotor trazeiro e a bequilha era a amarelo FS33538.
O esquema A foi utilizado desde a origem nos teatros de guerra africanos, mas devido à sua alta visibilidade pela dimensão das insígnias, e portanto à possibilidade de serem fácilmente detectáveis, tornavam-se alvos fáceis quer dos mísseis “Strella”, quer de outros meios AAA, então conhece-se uma variação ao esquema original, em breve aplicado senão a todos à maioria das aeronaves envolvidas nas “zonas quentes”, nomeadamente a camuflagem das Cruzes de Cristo com tintas diversas, ou mesmo a pintura total da aeronave em com um verde de tom ainda mais escuro, mantendo-se nestes dois últimos casos apenas as indicações do fabricante e a numeração da aeronave.

Esquema B

Idêntico ao anterior, mas com as capotagens da cauda, pintadas em fluorescente laranja dayglo FS38903 (RAL3024 Orange), que é fosco sobre o qual é aplicado verniz brilhante, brilho que desvanece com o decorrer do tempo pelo desgaste.
Estas foram aplicadas às aeronaves que passaram pela OGMA entre 1967 e 1968. Com a introdução desta versão a dimensão da Cruz de Cristo aplicada reduz-se para os 30 cms.
Neste esquema conhecem-se pás do rotor de cauda só amarelos e outros amarelos com riscas vermelhas.

Esquema C

O esquema mais recente, introduzido apartir de 1980, vulgarmente designado por esquema NATO, com as superfícies superiores em dois tons de verde (FS34079 e FS34102) e um de castanho (FS30219), sendo as superfícies inferiores a cinzento (FS36622). Que inclui ainda nas superfícies verticais dos estabilizadores trazeiros a Bandeira Nacional, com 30 cms de comprimento (verde FS34108 e vermelho FS31136); e ainda a Cruz de Cristo ( tipo G )com 37 cms de diâmetro (vermelho FS31136 e branco FS37875); e números de matrícula da fuselagem com 15 cms de altura (preto FS37038).
Para além disso, as pás de cauda e bequilha a amarelo FS 33538 com riscos vermelhos FS 31136 ; o trem de aterragem a cinzento FS36622.

Esquema D

O esquema utilizado para o destacamento em Timor Loro Sae, em que sob as marcas nacionais e técnicas (stencilling) da aeronave é substítuida a camuflagem pela pintura a branco, semi-brilhante, e as marcas distintivas das Nações Unidas. Esquema aplicado no início de 2000 apenas às aeronaves nºs 19401, 19383, 19314 e 19376. Estas aeronaves após a sua chegada a Timor, foi aplicada um conjunto de letras e números das NU por forma a mais fácilmente poderem ser identificados no ar e no chão por todas as forças envolvidas, funcionando ainda como o seu código de chamada. Assim foram numerados: 19314 / UN070, 19376 / UN069, 19383 / UN068, e 19401 / UN071. Estas marcas eram aplicadas no início da cauda do aparelho, e apenas do lado direito.
No início de 2001 foram aprontadas mais três aeronaves para o destacamento em Timor, as aeronaves 19298, 19302 e 19384, que diferem no esquema de pintura, ao que parece, por apresentarem as capotagens do motor de cor preta.




Esquema "Rotores de Portugal"









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